3 receitas de lanches saudáveis

Vale a pena aprender algumas receitas para fugir dos alimentos que não são saudáveis. Separamos três receitinhas fáceis, com ingredientes acessíveis e bastante nutritivos. Vem conferir!

3 receitas de lanches saudáveis
A hora do lanche costuma ser uma das mais difíceis de controlar a alimentação, isso porque “beliscar” diversos petiscos durante a tarde é sempre uma tentação. É por isso que vale a pena aprender algumas receitas para fugir dos alimentos que não são saudáveis. Separamos três receitinhas fáceis, com ingredientes acessíveis e bastante nutritivos. Vem conferir! 

Panqueca de banana


Panqueca de banana - Fonte: Reverse Mortgage

As panquequinhas de banana são perfeitas para, além de alimentar bem, matar a vontade de comer algo doce. A receita é super fácil e rápida!

Você vai precisar de:

  • 3 colheres de farinha ou farelo de aveia;
  • 1 banana madura;
  • 1 ovo;
  • Canela a gosto.

Preparação

Bata o ovo com o garfo até tornar-se homogêneo e misture com as colheres de farinha/farelo de aveia. Amasse a banana madura com o garfo e inclua na mistura. Após misturar tudo, coloque canela a gosto para dar um toque final.

Unte uma frigideira e coloque as panquecas, virando para dourar o outro lado quando o primeiro já estiver pronto. A receita rende em torno de três panquecas pequenas.

Smoothie de morango com banana


Panqueca de banana - Fonte: Self Proclaimed Food

O smoothie é parecido com sorvete e/ou iogurte, sendo uma espécie de creme geladinho, delicioso e bastante nutritivo.

Você vai precisar de

  • 1/2 copo de leite gelado;
  • 3 pedras de gelo;
  • 3/4 de um copo com morangos picados e congelados;
  • 1 banana em rodelas congelada ou fresca;
  • Açúcar mascavo (opcional).

Preparação

A preparação consiste em basicamente um passo: bater todos os ingredientes no liquidificador, até ficarem em consistência homogênea e cremosa. Para quem prefere uma textura mais parecida com sorvete, o ideal é usar as bananas congeladas. Quem gosta que a receita pareça mais com um iogurte, pode usar bananas frescas. Bom proveito!

Mix de frutas secas e oleaginosas


Panqueca de banana - Fonte: Food and wine magazine

Essa é uma dica muito legal para quem precisa de praticidade, mas não quer perder os hábitos saudáveis. E o melhor é que você prepara tudo uma vez separando os ingredientes em potinhos e pode ir usando durante a semana toda.

Você vai precisar de

  • 150g de oleaginosas: nozes, castanhas, amêndoas, amendoins, pistaches ou avelãs;
  • Um pacote de frutas secas: damasco, tâmaras, uvas passas, abacaxi desidratado ou chips de maçã;
  • Saquinhos ou potes plásticos.


Preparação

A quantidade indicada acima rende cinco lanchinhos. Separe cerca de 30g das oleaginosas + cerca de 3 pedaços da fruta que você escolher e coloque tudo em um saquinho ou pote plástico. Deixe tudo em algum local com temperatura ambiente e, todos os dias, coloque na bolsa/mochila antes de sair! É a melhor alternativa para não cair na tentação no dia a dia.

Viu só como dá para fugir das guloseimas e se alimentar bem, mesmo na correria da rotina? As opções são diferentes para adaptar no seu estilo de dia a dia e vale a pena aprender as receitinhas. Bom proveito e até a próxima!

Marcadores