5 doenças causadas pela má alimentação

Para você entender o quanto vale a pena inserir mais saúde no seu dia a dia, descubra quais são as doenças que a má alimentação pode causar!

5 doenças causadas pela má alimentação
Quando falamos de se alimentar bem, não falamos somente pela questão do emagrecimento ou da estética, mas porque sabemos o quanto a alimentação impacta na saúde de qualquer pessoa. Para você entender o quanto vale a pena inserir mais saúde no seu dia a dia, descubra quais são as doenças que a má alimentação pode causar!

1 - Obesidade


Muitas pessoas não sabem, mas a obesidade é uma doença crônica. Isso porque o aumento do peso aumenta também a chance de desenvolver diversas outras doenças. Quase 40% dos adultos no Brasil são obesos e esse é um número bastante assustador. A principal causa, é claro, se deve a alimentação incorreta, com muita gordura e poucos nutrientes.

2 - Colesterol alto


O colesterol é um tipo de gordura presente nas membranas celulares, que é prejudicado quando há um consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans. O aumento do colesterol traz sérios riscos cardiovasculares, podendo gerar até mesmo entupimento de veias e formação de placas nas paredes das artérias.

3 - Hipertensão


A hipertensão arterial é a famosa pressão alta. Muito mais comum do que deveria, é um problema perigoso pois aumenta as chances de AVC, infartos e outras doenças cardiovasculares. O consumo de gorduras, carboidratos e sal são os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão, ou seja, o aparecimento da doença pode ser evitado através de uma alimentação e outras práticas saudáveis.

4 - Prisão de ventre


A falta de alimentos fibrosos e o hábito de beber bastante água são os principais causadores da prisão de ventre. Além das dores e do desconforto, esse problema pode ser prejudicial para o funcionamento do intestino. Pode-se evitar pela diminuição de consumo de alimentos com muito açúcar, gordurosos ou processados.

5 - Anemia nutricional


Existem vários tipos de anemia, mas a mais comum, chamada de anemia nutricional, é causada pela falta de alimentos ricos em ferro e ácido fólico. A doença, que traz sintomas bastante incômodos, pode ser evitada através do consumo de alimentos como feijão preto, carnes vermelhas, vegetais escuros, pães integrais e frutas com vitamina C.

Deu para perceber como a alimentação faz toda a diferença para garantir um estilo de vida saudável, não é mesmo? Invista em você mesmo através das suas escolhas alimentares e ganhe de presente um dia a dia com mais qualidade e saúde. Até mais!

Marcadores