5 exercícios para fazer em casa

Na busca por uma vida saudável, a atividade física é uma das coisas mais importantes a serem incluídas na rotina.

5 exercícios para fazer em casa
Na busca por uma vida saudável, a atividade física é uma das coisas mais importantes a serem incluídas na rotina. A dificuldade de muitas pessoas, porém, é se deslocar até algum local para praticar exercícios ou até mesmo o investimento financeiro que esse hábito pode exigir. Para ajudar você a tornar essa prática possível, trouxemos 5 exercícios que você pode fazer em casa e começar agora mesmo!

1 - Aquecimento e alongamento


Além de serem necessários antes de iniciar qualquer exercício para evitar lesões e não explorar demais os músculos, esse tipo de exercício pode ser feito para melhorar a disposição corporal durante o dia. Ative sempre os membros superiores e inferiores, além de alongar a coluna cervical e a lombar, evitando dores nas pernas, braços e costas.

2 - Flexão


As flexões - de ombro, peitoral e braços - ajudam no fortalecimento desses membros, trazendo mais força e resistência física. A dica é alinhar os braços com o peitoral, dobrando os cotovelos em aproximadamente 90 graus. A ideia é começar com poucas séries e poucas repetições, aumentando conforme o exercício vai ficando mais fácil.

3 - Agachamento


Sendo um exercício bastante simples e muito funcional, o agachamento auxilia a ativar os membros inferiores, como panturrilha, coxas e glúteos. A prática é fácil: basta flexionar os joelhos e jogar os braços para frente. Tome cuidado para manter a coluna ereta e a perna dobrada num ângulo em torno de 45 graus.

Também comece com poucas séries e repetições, aumentando conforme a resistência for se intensificando. Quando estiver mais acostumado, também é possível incluir peso nesse tipo de exercício.

4 - Pular corda


Ideal para quem procura exercícios aeróbicos, pular corda é capaz de gastar muitas calorias. 15 minutos pulando corda equivale a cerca de 1 hora de caminhada. E o melhor é que não exige nenhum conhecimento avançado ou investimento alto. Basta ter uma corda e pular! Inicie com 10 minutos de exercício e aumente de acordo com sua resistência.

5 - Abdominal


Os abdominais também não exigem nada especial, apenas um colchonete para garantir mais conforto. Esse exercício ajuda a trabalhar os músculos do abdômen, mas esse fortalecimento não ajuda só esteticamente: também faz toda a diferença para o equilíbrio e a postura. Comece com abdominais simples, em séries curtas, e vá aprimorando com outros tipos de abdominal conforme sua resistência for aumentando.

Viu só como não é tão difícil assim começar a ter hábitos saudáveis? Escolha o exercício que você prefere e comece hoje mesmo, aos poucos! Boa sorte e muito foco. Até a próxima!

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