Anemia: o que é, sintomas e como prevenir

Muitas pessoas já ouviram falar sobre anemia ou até conhecer alguém com este problema de saúde, porém pouco se sabe sobre essa condição e como prevení-la.

Anemia: o que é, sintomas e como prevenir
Muitas pessoas já ouviram falar sobre anemia ou até conhecer alguém com este problema de saúde, porém pouco se sabe sobre essa condição e como prevení-la. Os sintomas aparecem no dia a dia de muita gente que, por falta de conhecimento, acaba não entendendo o problema que tem. Se você quer entender mais a fundo sobre o assunto, confira o texto que nós, da Corpo Shop, preparamos para te ajudar!

O que é anemia?


A anemia é apenas um nome que os profissionais da saúde utilizam para definir uma série de condições causadas por uma deficiência no sangue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que, nessa condição, a hemoglobina do sangue está abaixo do normal, fazendo com que o oxigênio não consiga ser transportado da melhor maneira no corpo.

Os grupos mais afetados pela anemia são meninas e mulheres em fase de reprodução, mulheres que estão amamentando e gestantes, crianças e idosos. Apesar disso, qualquer pessoa pode ser afetado por esta condição, que tem diferentes causas.

Causas e sintomas da anemia

São diversos os motivos que podem fazer com que alguém tenha anemia. Por isso existem algumas classificações:

  • Aguda: quando há uma perda de sangue muito grande e rápida, como após cirurgias, sangramentos ou acidentes. 
  • Adquiridas: ocorrem por deficiência nutricional, como falta de vitamina B12, ácido fólico ou deficiência de ferro. Bastante comum em gestações.
  • Hereditárias: muitas vezes são crônicas, sendo apenas um sinal para demonstrar doenças de base como anemia falciforme ou talassemia.

Para cada tipo os sintomas se diferenciam um pouco, mas alguns bastante comuns são a queda da pressão arterial, fadiga, cansaço, tonturas, fraqueza, sono excessivo, falta de ar, taquicardia e falta de memória. 

Diagnóstico, tratamento e prevenção

A anemia é identificada através de exames de sangue. Por isso a importância de fazer um check-up semestral ou anual, verificando principalmente os níveis de hemoglobina, além da vitamina B12, ácido fólico, ferro e ferritina, quando se identifica algum dos sintomas. Para entender qual o tipo de anemia ou se ela está sendo apenas um sinal de outra doença, podem ser necessários testes adicionais.

O tratamento para anemia pode variar de acordo com a sua causa, porém é comum que os médicos solicitem:

  • prescrição de medicamentos;
  • transfusão de sangue, nos casos mais graves;
  • suplementação com  ferroácido fólico e vitamina B12;
  • maior cuidado com a alimentação.

A melhor forma de prevenir a anemia (com exceção dos casos da anemia aguda) é mantendo uma alimentação equilibrada, sempre ingerindo alimentos ricos em ferrovitamina B12, vitamina C e zinco. Alguns exemplos são a carne vermelha, o feijão preto e os vegetais de folhas escuras

Além disso, caso você perceba níveis um pouco abaixo do ideal em seus exames de sangue periódicos, vale a pena consultar um médico para se informar sobre suplementação. Mesmo que não seja um diagnóstico de anemia, é possível prevenir através da administração de suplementos como ferro, ácido fólico e vitamina B12

Conta pra gente: foi importante saber mais sobre anemia? Sobre qual outro assunto você gostaria de saber mais? Abraço da Corpo Shop e até a próxima!

Marcadores