Como prevenir diabetes? 3 dicas práticas!

Você sabia que mais de 6% da população brasileira é afetada pelo diabetes? Trouxemos algumas dicas para ajudar você na prevenção desta doença.

Como prevenir diabetes? 3 dicas práticas!
Você sabia que mais de 6% da população brasileira é afetada pelo diabetes? Além disso, muitas pessoas, mesmo ainda não tendo a doença, tem grandes chances de desenvolvê-la se mantiverem os mesmos hábitos. É por isso que hoje nós, da Corpo Shop, trouxemos algumas dicas para ajudar você na prevenção desta doença, que pode ser bastante grave.

Tipos de diabetes

Antes de tudo, é importante que você saiba que nem todos os tipos de diabetes podem ser prevenidos. Isso porque o diabetes tipo 1 já aparece na infância ou adolescência, sendo uma doença autoimune. Nesse caso, o pâncreas não produz insulina suficiente no corpo e não há como mudar essa situação, apenas remediar com o uso diário de insulina.

O diabetes tipo 2, porém, se desenvolve no corpo como uma resistência à insulina. A doença acontece principalmente pelo consumo exagerado de açúcar e outros hábitos prejudiciais para a saúde. Esse é o tipo que mais tem incidência na população e por isso é tão importante utilizar dos meios para preveni-lo!

3 dicas para prevenir diabetes


Vamos, então, às três dicas práticas que podem ajudar você a prevenir o diabetes mas, principalmente, ter um dia a dia mais saudável: 

1 - Alimentação equilibrada

Não vamos cansar de repetir essa dica em nenhum dos posts: alimentar-se bem é o centro da saúde de qualquer ser humano. É preciso inserir verduras, legumes e frutas no dia a dia e diminuir a quantidade de carboidratos. Isso porque os carboidratos transformam-se em açúcar no organismo, o que aumenta a taxa de glicose no sangue. Tenha sempre controle sobre a balança, pois o sobrepeso é fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.

2 - Prática de exercícios

O sedentarismo é sempre um inimigo da vida saudável. A prática de exercícios contribui nessa prevenção pois ajuda a queimar as calorias ingeridas, evitando que se chegue ao sobrepeso. Além disso, o metabolismo funciona melhor. Não é preciso correr maratonas: 30 minutos de caminhada por dia e alongamentos já fazem toda a diferença.

3 - Exames em dia

Além de alimentar-se bem e inserir os exercícios na rotina, é importante ficar sempre de olho em como o corpo está se comportando. Por isso, não deixe de fazer um check-up completo semestral ou anualmente. Se o diabetes estiver chegando, os médicos já poderão alertá-lo sobre o pré-diabetes, para que você possa redobrar os cuidados. De qualquer forma, porém, estar a par do que está acontecendo no nosso corpo é sempre importante!

E aí, gostou das dicas? Viu como fugir desta doença não é tão difícil assim? Coloque tudo em prática e veja os benefícios no seu dia a dia! E é claro: não deixe de consultar um médico para entender o melhor tratamento para qualquer possível problema. Até mais!

Marcadores