Por que é importante cuidar da saúde mental?

Hoje se ouve muito falar de saúde mental e, apesar de muita gente não levar a sério e pensar que tem a ver somente com distúrbios psicológicos, é muito positivo que se fale sobre esse assunto.

Por que é importante cuidar da saúde mental?
Hoje se ouve muito falar de saúde mental e, apesar de muita gente não levar a sério e pensar que tem a ver somente com distúrbios psicológicos, é muito positivo que se fale sobre esse assunto. Isso porque a saúde mental, segundo a Secretaria da Saúde, é muito mais do que não ter doenças mentais: é estar bem consigo mesmo, aceitando as exigências da vida entendendo seus limites e sabendo lidar com todo tipo de emoção. Quer saber mais sobre o assunto? Vem conferir!

Seres humanos completos

Todo ser humano é formado por três aspectos: biopsicossocial. Ou seja: o corpo (biológico), a mente (psicológico) e o ambiente (social) são influenciadores na formação do indivíduo. Se são três aspectos que formam o ser humano, é lógico que esses mesmos aspectos devem ser cuidados durante a vida. É por isso que não adianta cuidar apenas só de um: para sermos seres humanos completos, precisamos cuidar de todos esses aspectos!

3 motivos para cuidar da saúde mental


1) Autoconhecimento

Saber quem você é faz toda a diferença para a obtenção de metas e a realização de objetivos. Isso porque é preciso conhecer-se para identificar o que está bom em você - e poder investir nisso, mas também saber quais são as fraquezas e dificuldades - podendo lutar contra elas. Por isso é importante frisar que não é preciso estar doente ou percebendo sinais de desequilíbrio para procurar um profissional como um psicólogo ou terapeuta: se conhecer traz benefícios para qualquer pessoa, em qualquer momento de vida.

2) Inteligência emocional

Quem cuida da saúde mental consegue investir melhor na inteligência emocional, pois entende suas próprias reações com cada emoção, podendo agir com um melhor autocontrole e reagindo a todas as situações com equilíbrio. As pessoas que não investem na sua saúde mental - e consequentemente não desenvolvem inteligência emocional - tendem a ter reações desproporcionais a situações do dia a dia, pois não tem flexibilidade diante de conflitos e estresses.

3) Doenças psicossomáticas

Muitas pessoas não sabem, mas quando se deixa de lado o cuidado com fatores psicológicos como a ansiedade e a depressão, fingindo que eles não existem, o corpo procura uma forma de mostrá-los: traz sinais físicos da somatização de problemas que acontecem na mente. São essas as doenças psicossomáticas, que podem aparecer através de diferentes queixas físicas. Quando algo aparece repetidamente, vale a pena consultar um médico e verificar a origem dos sintomas.


Acreditamos que essa é a verdadeira fórmula para ser uma pessoa feliz e saudável: cuidar da saúde do corpo e da saúde da mente. A dica é cuidar-se por completo e não ignorar nenhum sinal do seu corpo. Você merece viver com bem estar e qualidade de vida! Conte com a Corpo Shop. Até a próxima!

Marcadores