Vitaminas e minerais essenciais para idosos

Cada fase da vida exige diferentes esforços do nosso corpo, não é mesmo? Aqui no blog da Corpo Shop, nós falamos muito sobre hábitos saudáveis como a alimentação, mas tudo isso pode ser sempre combinado com uma suplementação de qualidade.

Vitaminas e minerais essenciais para idosos
Cada fase da vida exige diferentes esforços do nosso corpo, não é mesmo? Aqui no blog da Corpo Shop, nós falamos muito sobre hábitos saudáveis como a alimentação, mas tudo isso pode ser sempre combinado com uma suplementação de qualidade, auxiliando o corpo nas suas necessidades, que podem aumentar na terceira idade.

O envelhecimento pode ser vivido com muito bem-estar quando se toma os devidos cuidados. É por isso que hoje trouxemos algumas dicas de vitaminas e nutrientes que são essenciais para a saúde dos idosos. Confira!

Vitamina C

A Vitamina C é essencial para pessoas de qualquer idade, por isso não deixa de ser importante nesta fase também. Os principais benefícios são em relação ao fortalecimento do sistema imunológico, ou seja, o aumento da imunidade. Além disso, a vitamina tem ação antioxidante e também pode ajudar na absorção de ferro.

Complexo B

Conhecidas principalmente como vitaminas B6, B9 e B12, as vitaminas do complexo B são essenciais para a saúde do cérebro. Olha que interessante:
  • A vitamina B12 atua mais especificamente na manutenção da memória e também auxilia na concentração;
  • A vitamina B9 trabalha na capacidade cognitiva e na saúde mental e emocional;
  • A vitamina B6 trabalha na produção de serotonina, sendo importante para combater a depressão e gerar bem-estar.

Cálcio

O cálcio não é uma vitamina e sim um mineral, que faz toda a diferença na dieta dos idosos. Essa substância é responsável pela saúde dos ossos e dos dentes, essencial para a manutenção da massa óssea e prevenindo até mesmo a osteoporose. Também pode ser um ótimo auxiliar nas funções neuromusculares e na coagulação sanguínea.

Zinco

O zinco também é um mineral e o fato é que ele faz bem para pessoas de todas as idades. Sua principal função é o auxílio na síntese de proteínas, normalizando o funcionamento do sistema imune. O mineral também ajuda na prevenção de osteoporose - pois incentiva a produção de vitamina D, essencial para os ossos, e atua como regulador da insulina, prevenindo a diabetes.

Ferro

Manter o ferro em níveis saudáveis previne diversos sintomas que prejudicam o bem-estar das pessoas na terceira idade. Este mineral ajuda o sangue a transportar oxigênio pelo corpo e formar a hemoglobina. Sua deficiência, portanto, pode até mesmo gerar anemia, além de outros sintomas como cansaço, queda de cabelo e dificuldade de concentração.

Potássio

O potássio serve principalmente para auxiliar o funcionamento dos músculos, prevenindo fraquezas, dores, câimbras e lesões musculares. O elemento também ajuda na regulação dos níveis de sódio, auxiliando a manter os níveis da pressão arterial normais.

Agora que você já sabe que vitaminas e nutrientes são essenciais para a terceira idade, já pode começar a investir na sua saúde. Tudo isso, é claro, deve ser visto com o auxílio de um médico especialista, buscando os melhores resultados para a saúde. Esperamos que você tenha gostado das dicas. Até a próxima!

Marcadores