Vitaminas e nutrientes essenciais para mulheres

Que o corpo do homem e da mulher são diferentes todo mundo já sabe, mas você já parou para pensar nas necessidades diferenciadas que cada um tem em termos de nutrientes e vitaminas?

Vitaminas e nutrientes essenciais para mulheres
Que o corpo do homem e da mulher são diferentes todo mundo já sabe, mas você já parou para pensar nas necessidades diferenciadas que cada um tem em termos de nutrientes e vitaminas? É sobre isso que vamos falar hoje! Continue lendo e entenda quais são as necessidades nutritivas especiais para o sistema imunológico das mulheres.

Alimentação equilibrada 

Se tem uma coisa que a Corpo Shop vai sempre defender é a questão da alimentação equilibrada. Nos nossos posts essa sempre será a nossa melhor dica, pois faz total diferença na saúde de qualquer pessoa. Portanto, é claro que falando de saúde feminina isso não seria diferente. A primeira coisa que qualquer mulher precisa procurar ter, é uma alimentação saudável e equilibrada!

As escolhas alimentares são essenciais para que o organismo esteja pronto para todas as situações que o corpo da mulher enfrenta, como os ciclos menstruais, a menopausa e, eventualmente, a gravidez. Para garantir esse equilíbrio, o ideal é sempre manter o cardápio variado e equilibrado.

Para cada fase um foco

Separamos, então, algumas dicas especiais para cada momento da vida de uma mulher, trazendo informações específicas sobre as necessidades do corpo em cada fase. Olha só:

Saúde na gravidez

Todo mundo sabe que o corpo fica mais frágil neste momento, pois os nutrientes da mãe precisam também alimentar o bebê. Alguns nutrientes importantes são:

  • Ácido fólico (ou vitamina B9): encontrado em alimentos como carne de fígado, lentilha, feijão, quiabo e espinafre. Reduz o risco de desenvolvimento de doenças mentais.
  • Complexo B: inclui a vitamina B9 mas também muitas outras, principalmente a vitamina B6. Todas elas auxiliam na formação de células novas, contribuindo com o controle dos enjôos e dos desconfortos da mãe e da formação do sistema nervoso do bebê. Encontra-se em vegetais, grãos integrais e carnes.
  • Vitamina C: traz melhorias na absorção de ferro e ajuda a manter os níveis de imunidade altos. É encontrada principalmente em frutas cítricas e vegetais verdes.

Saúde na menopausa

A fase da menopausa traz diversas alterações hormonais para as mulheres, dá uma olhada nas vitaminas que podem auxiliar neste momento:

  • Vitaminas E e D: uma das consequências da menopausa é a redução de cálcio nos ossos. Essas duas vitaminas auxiliam o corpo a, respectivamente, produzir mais cálcio e absorvê-lo melhor. Ingira principalmente alimentos com leite e derivados para ajudar na reposição de cálcio do organismo.
  • Zinco: o zinco auxilia nos níveis de testosterona, que implicam diretamente na libido e no funcionamento dos órgãos sexuais. Ingira carnes (ostras, camarão, gado, peixe e frango), grãos integrais, cereais e castanhas.

Saúde no ciclo menstrual

Toda mulher sabe que os períodos menstruais não são fáceis e podem acabar trazendo diversos sintomas que atrapalham o dia a dia. Mas alguns nutrientes podem auxiliar nesses momentos:

  • Magnésio: age nas questões de energia e vitalidade, sendo essencial para o humor e o sistema nervoso. Pode ser utilizado para aliviar os sintomas da TPM, mas também da menopausa. Alguns alimentos com magnésio são oleaginosas, leite e soja.
  • Ferro: principalmente para as mulheres que têm um fluxo menstrual intenso e acabam perdendo muito sangue, a reposição de ferro pode ser importantíssima. Principalmente durante a menstruação, vale a pena ingerir alimentos como carne vermelha e vegetais de folhas escuras.

Nem sempre é fácil incluir tantos alimentos diferentes no cardápio, em meio à rotina corrida. Por isso, a dica é consultar um médico e se informar sobre suplementação! Não tenha medo de mudar seus hábitos em busca de mais saúde e bem-estar.

E aí, gostou das dicas? Conta para nós se algum destes nutrientes e vitaminas têm feito diferença na sua saúde e dia a dia! Até a próxima.

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